Seção de cinema Philip K Dick: Total Recall

We can remember it for you wholesale

Há muito tempo queria ler o conto “We Can Remember It For You Wholesale” para poder comparar com a versão que passou no cinema, Total Recall 1990 (o vingador do futuro*) e  nova versão Total Recall de 2012 (O Vingador do Futuro Br*, Desafio Total Pt**).

Por muitos anos fiquei imaginado como seria o texto original e os seus desdobramentos, mas infelizmente em um conto de 30 paginas, não se pode esperar um desdobramento mais profundo, mas o espirito da ficção que se passa muito além das naves e lasers, e mergulha dentro da mente humana é uma das características dos livros e contos de Dick, este conto  você encontra no livro Realidades Adaptadas da Aleph, juntamente com outros que já foram adaptados para o cinema.

E como não podia deixar de ser, no conto Douglas Quail, personagem central da trama, é atormentado por sonhos e uma vontade enorme de sair da [sua vida medíocre/terra] e uma obsessão por Marte, Contra o conselho de todos, ele encontra uma maneira barata de realizar seu [sonho/pesadelo/destino] a  “Rekal incorporated”, aonde suas fantasias podem ser realizadas por meio de implantes de memoria.

Na Rekal ele escolhe um pacote popular “espião da Interplan em Marte” com direito a assassinar o líder da revolta marciana com direto a souvenir, cartões postais, fotos em 3D, e artefatos extraterrestre e etc. Contrato assinado agora e só os técnicos acharem um locar para inserir sua novas memorias em algum lugar na sua linha de tempo e… a operação é um fracasso e Quail é dopado e enviado em um táxi para casa, com um reembolso de 50%, e sem os souvenirs. Ele retorna para reclamar as suas memorias e ou seus diretos de consumidor… Porem na Recall ele descobre que nada foi implantado pois ele já estivera em Marte e como espião! Então as memorias de sua viagem a Marte como agente da Interplan  estão voltando, começa então a busca da verdade e com ela vem os agentes da Interplan que querem eliminar esse futuro inconveniente diplomático interplanetário, Douglas, consegue uma segunda chance para a realização de um segundo implante. Só que eles não tem a menor ideia do que está por vir.

Como pode se perceber, a historia do agente em Marte não é descrita em pormenores, o que deixa um enorme espaço em branco para ambos os roteiristas dos filmes trabalharem.

Notavelmente  em Total RecaLL de 90 ficou mais fiel a historia, e por incrível que pareça, o filme atual se preocupou menos com a historia do livro e mais com o roteiro do primeiro filme, eliminando totalmente Marte e os extraterrestres, e deu mais enfoque a ação (novidade!). Deixando a duvida do que é realidade ou recordação, que toma conta de quem assiste,  de lado, perdendo um pouco da essência do livro.

Um quadro comparativo do livro, filme e re-make

Livro Total Recall 1990 Total Recall 2012
Ação em Marte

Sim

sim não
Numero de vezes
em que Quail esteve na Recordar (Rekal)
Duas Uma Uma
A Mulher de Quail é Ciumenta

Ciumenta e agente

Ciumenta e agente
Quail também é Quail Quail/Houser Quail/Houser
Artefatos extraterrestres

Caixa com espécimes/arma

Mega maquina de
terra-formação
Nops
Atores da serie Breaking Bad Nops Dean Norris Bryan Cranston

*Tradução horrível, mas podia ser pior.

**Eles conseguiram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *